sábado, 28 de maio de 2016

Economia segundo Moshe Pitchon



O filósofo Maimônides afirma que a verdadeira caridade é aquela que não se divulga. No entanto, hoje recebi um texto do pensador do judaísmo humanista Moshe Pitchon a respeito de renda, recursos e distribuição. Ele afirma que todos os bens que existem ao dispor dos homens, na verdade, não lhes pertencem: "Na teoria econômica judaica, os seres humanos são apenas mordomos ou depositários dos bens de Deus. A responsabilidade humana é a de gerir adequadamente a riqueza que Deus confiou aos seus cuidados. No judaísmo, considerações de caridade, moralidade e bondade são parte da estrutura do mercado." Achei significativo receber o texto em que Pitchon desenvolve o parágrafo que transcrevi acima, bem no dia em que faço meu trabalho social e voluntário. Isso, de certa forma, me autoriza a compartilhar o sentimento que tive durante um dia em que só fiz doação: pouco consumo e muita doação. Agora, ao final do dia, sinto alegria por ter dedicado meu tempo de sábado aos outros, enquanto eu mesma também me sinto gratificada. Alegria por ter administrado bens e conhecimentos numa distribuição que faz o mercado mais justo e menos ambicioso. E fico pensando em outros dias como este, de pouco consumo e muita doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário